História de Lagoa de Pedras:
Segundo relatos de moradores, a cidade de Lagoa de Pedras/ RN originou-se de uma dádiva de terras doadas pela família imperial do capitão Manoel Antônio de Macêdo, com a finalidade de povoá-la. Ao chegar na terra adquirida, deparou-se com uma lagoa de águas claras, com três pedras em sua margem direita, sendo esse fato o que originou o nome do povoado. Na comitiva do supracitado capitão, também vieram as famílias: Silveira, Fernandes, Tomaz, Cesário e Leandro, que, acompanhadas de suas comitivas, formaram um pequeno povoado chamado Lagoa de Pedras, pertencendo ao município de Goianinha.
Esse povoado se destacou devido a sua localização, pois se encontrava em uma área de tráfego de caminhões de escoamento de produção rural, ou seja, estava situado no centro do setor produtivo da região. Além disso, havia boas terras para o desempenho da agropecuária, o que ocasionou o rápido desenvolvimento desse povoado.
Com a criação do município de Santo Antônio, em 1890, o povoado de Lagoa de Pedras passou a pertencer a esse território. Mas, o município de São José de Mipibu durante vinte anos contestou essa decisão, devido a importância desse povoado, principalmente para o avanço da agropecuária. Mesmo diante essa disputa, Lagoa de Pedras permaneceu com o seu desenvolvimento, houve a construção da Capela em homenagem a São Francisco de Assis, uma escola de ensino primário, o cemitério, além disso, iniciou-se às feiras, o crescimento das plantações e, principalmente, o beneficiamento com o algodão, sendo conhecida como a “Princesa do Algodão”.
Em virtude do do nível de progresso econômico alcançado, foi instalada uma agência fiscal na localidade, no ano de 1942, e, em 1962, foi elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa de Pedras, pela Lei Estadual nº 2.779, dessa forma, a desmembrando de Santo Antônio.